O Tricô e a dama se tornaram coisas do passado, agora os idosos entram na era da informática, que se tornou uma excelente oportunidade dos mesmos ter um maior contato com o computador, que cada vez mais faz parte da vida das pessoas. Antes de terem tal contato, eles se mostram receosos em relação à tecnologia. Mas depois que descobrem que têm capacidade para lidar com o mundo digital, ficam até com a auto-estima elevada.
Atualmente, em Tanguá na região metropolitana do Rio de janeiro é desenvolvido um projeto chamado “Melhor Idade”. O projeto já acontece há seis anos e atende aproximadamente 200 pessoas, que consiste em levar qualidade de vida para aqueles que já chegaram à terceira idade. Segundo a organização do “Melhor Idade”, três vezes por semana é realizadas aulas de ginástica direcionadas para os idosos e uma vez por semana os mesmos participam da aula de informática (não são todos, apenas aqueles que têm o interesse em participar), na ginástica é trabalhado o equilíbrio, além de zelar pela saúde física dos idosos e na aula de informática é desenvolvida a questão da memorização, pensamento rápido e a coordenação motora.
O principal objetivo do curso não é torná-los exper em informática é fazer com que os mesmos sejam incluídos no mundo digital, pois bem sabemos que hoje quem não souber manusear tal ferramenta será considerado analfabeto digitalmente falando.
A professora do curso de informática, a Marcelle Faria, diz que trabalhar com os idosos é ensinar aprendendo, pois trocamos experiências de vida, onde eu ensino caminhos do mundo virtual e eles me integram através de suas experiências pessoais no mundo real. E retrata ainda que é um desafio cativá-los a cada dia, pois os mesmos possuem outros compromissos o que faz com que eu me esforce o bastante para que não haja nenhuma desistência durante o curso. Nossas aulas iniciam-se com a apresentação do computador, as peças que o compõem e vão progredindo até se tornarem capazes de usar o próprio e-mail, pesquisarem, ler notícias, aprender a utilizar jogos educativos, site de compras entre outros.
A facilidade dos jovens em navegar pela internet e também de se adequar rapidamente a novas ferramentas tecnológicas sempre impressionou os mais velhos, principalmente os idosos. Mas parece que isso ficou para trás, pois cresce a cada momento o uso desses adventos por pessoas com mais de 60 anos. Eles quebraram as barreiras da linguagem e começaram a incorporar essas ferramentas em suas vidas, além de romperem certos preconceitos que os distanciavam ainda mais do computador.

Eliani
ResponderExcluirRealmente tudo o que é novo e diferente nos assusta, porém ao conhecer de perto as coisas que antes nos causavam medo, elas acabam nos dando prazer e alegria ao invés do receio. É muito legal ver as imagens é observar que as pessoas da Terceira idade estão fazendo uso da “net”. É bom saber que eles têm quebrado as barreiras da linguagem e do preconceito e que estão fazendo uso do espaço.
Angélica Drumond
Eliani,
ResponderExcluirNossa vida é feita de aprendizados, é muito bom ver pessoas na terceira idade procurando se atualizar, conhecer o que é novo, o que é moderno, e assim ficar bem informadas para conversarem sobre qualquer assunto.
Iolanda da Cruz.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuem disse que se tem idade para aprender alguma coisa? Este trabalho com a 03ª Idade é aprova que não! Basta ter força de vontade e determinação. Fantástico este trabalho! Espero que outras prefeituras possam ver isto e também se esforcem para proporcionar aos seus idosos, esta oportunidade de inclusão digital.
ResponderExcluirEliani... Muito interessante o seu tema apresentado. Alguns podem até achar que a tecnologia e a terceira idade não combinam, mas sua notícia comprova que essa mistura dá certo...
ResponderExcluirMuito boa a sua abordagem... Parabéns!